quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VHIVENDO

O que são DST

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.                       O QUÉ HIV ?          
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
                                  O QUE É AIDS ?
A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


DEPOIMENTO
Raul

Tive um relacionamento com um boy de sauna que me disse que eles são obrigados a mostrar um teste hiv para poder trabalhar lá. Como estávamos namorando ele largou esse trabalho e voltou pra a a escola para se formar (com minha ajuda). Como eu nunca tinha tido um comportamento de risco, sempre com camisinha, não achei necessário fazer o teste. Largamos a camisinha e acreditei nele fielmente. Que engano!!!! Ele já era positivo e essa estória de que na sauna se pede exame dos boys é tudo mentira.Fiquei doente, com febre alta e ele não saia do meu lado, me apoiando, me consolando, etc. Me sentia muito protegido e amado por ele que mesmo sabendo que eu era positivo não tinha me abandonando.
Meses mais tarde fui chamado pela mãe dele que queria saber o motivo da minha internação. Tentei disfarçar mas ela foi direta ao assunto e me disse: Ele já tem hiv há muitos anos o qual contraiu quando morava com uma travesti.. ela mesma já tinha ido com ele buscar os medicamentos no posto de saúde para ela.Fiquei muito mal, ele se recusva a fazer o teste e ficou agressivo comigo.Terminei esse relacionamento louco e hoje vivo há mais de 8 anos positivo sem uso de medicamentos. Controlo a carga de vírus a cada 3 meses e vou me cuidando na medida do possível. Tenho ainda muita dificuldade de contar logo de cara que sou hiv+ a alguém que queira namorar comigo porque sei do preconceito que existe.
Por isso façam o exame e se der positivo pensem também positivo e se cuidem mais ainda para não infectarem outras pessoas. Se der negativo dêem graças a Deus e parem de brincar com uma coisa tão preciosa como a vida!
BEIJO NA BOCA DE TODOS E USE CAMISINHA SEMPRE!!!!

Um comentário:

  1. PRA VISUALIZAR O DEPOIMENTO MELHOR É NECESSÁRIO COLAR OK !!!!USE CAMISINHHA

    ResponderExcluir